50 anos do Led Zeppelin I – Ledness toca o álbum na íntegra em apresentação muito especial Café Piu Piu 07 de fevereiro de 2019

Led Zeppelin é o auto intitulado registro inicial da banda britânica que mudou os caminhos do Rock. Gravado em outubro de 1968 e lançado em 12 de janeiro do ano seguinte, completou 50 anos em janeiro último, recebendo várias menções e homenagens pelo mundo todo. Produzido pelo guitarrista Jimmy Page (em primeira instância, pois todas as gravações do Led sempre são consideradas como uma produção da banda inteira), o registro pode ser considerado um dos precursores do que seria chamado Heavy Metal, anos mais tarde, mesmo que muita gente o atribua como inventor do Hard Rock. A faixa Comunication Breakdown já trazia elementos de Metal, isso sem falar no peso e pegada poderosa, que foi marca registrada dos caras não somente neste, mas em todos os álbuns a seguir.

Audição obrigatória para todo e qualquer fã de Rock, esse disco traz, além da força de uma gravação cheia de personalidade, que se destacava em sua época, influências de Blues que mais tarde seriam muito bem aproveitadas por diversas bandas. Ao lado do Deep Purple e do Black Sabbath, o Led Zeppelin construiria a história do Rock, sendo influência de muitos outros artistas que surgiriam depois. Fato que até hoje ainda se repete, vencendo gerações e mais gerações.

Pasmem, mas inicialmente Led Zeppelin I foi rejeitado pela crítica especializada, apesar de ter sido um sucesso de vendas e com o passar dos anos, ter sido considerado um dos melhores álbuns de Rock de todos os tempos. Em 2004 foi nomeado para Grammy Hall of Fame e, em 2014, relançado remasterizado com faixas inéditas, em vinil e CD.

Portanto meus amigos, está aí um disco que merece toda sua atenção. Ouça isso seja no formato que for. E perceba que mesmo com 50 anos, trata se de uma coisa poderosa e atemporal, que vai fazer parte da sua vida para sempre. É como diz o guitarrista Heraldo Paarmann, da banda tributo Ledness (que você vai poder conferir no link desta matéria): “Led Zeppelin é uma coisa que se ouve sempre como se fosse a primeira vez… pois essa é a melhor maneira de se ouvir essa banda.”

01.jpg

Confira abaixo Heraldo Paarmann, Patrick Nierderauer, Edgard Veçoso e Márcio Parra tocando o disco inteiro com muito amor e talento. Coisa de fãs para fãs…

 

https://www.youtube.com/watch?v=FH6YV3e2kbI&list=PLAPnhSg9Qtjh810lLc-kwp1QZ1RPtXOv9

 

Marcos Falcão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s